Para isso, a Associação está organizada em diversas áreas e procura abarcar, directa e indirectamente, toda a população utente, incluindo peões.
Indirectamente, a PRP actua, entre outros campos, na formação de técnicos com responsabilidades na área, nomeadamente professores e técnicos de segurança, e na elaboração de estudos de segurança rodoviária.
Directamente, para além de campanhas temáticas, promove acções de prevenção com utentes que podem ter um cariz teórico ou teórico-prático. De entre a sua população-alvo contam-se, por exemplo, empresas ou instituições com frotas que podem ou não exigir uma condução especializada.
Neste último caso a PRP tem vindo a promover desde 1999 acções de Condução Avançada para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), para formação de condutores de Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), que incluem a selecção de candidatos, através de provas psicológicas e provas práticas.
A outro nível, a PRP é a única entidade que realiza acções de Formação de Jovens Ciclomotoristas (14 e 15 anos) que se candidatam a uma Licença Especial de Condução, tendo até ao momento formado cerca de 8000 jovens.
Além destas acções, a PRP iniciou já em 2001 Cursos de Aperfeiçoamento de Condução de Motociclos (C.A.C.M.), conforme poderá consultar nestas páginas.
|
A PRP, atendendo à crescente procura do motociclo como veículo privilegiado para as deslocações diárias e conhecendo a sinistralidade que afecta os utilizadores deste tipo de veículo, mobilizou os seus meios (experiência em segurança rodoviária e técnicos especializados) para proporcionar aos motociclistas portugueses a oportunidade de adquirirem os conhecimentos e as técnicas de condução que lhes permitam uma melhor utilização dos respectivos veículos.
Assim, a PRP iniciou em 2001 os Cursos de Aperfeiçoamento de Condutores de Motociclos (C.A.C.M.).
|